Redes Sociais



Layout desenvolvido por Renata. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Pesquisar este blog

Postagens populares

sábado, 30 de novembro de 2013

Como a sensibilidade da Sarah transformou a minha sensibilidade

Olá amigos, como estão?

Essa semana que passou foi complicada para nós. A Sarah esteve doente. Com a garganta inflamada e febre e temperatura alta é porta de entrada para crise epilética, então sempre que ela tem febre, a gente precisa ir rápido ao PS, descobrir a causa e controlar com medicamentos. As crises da Síndrome de West sempre são graves e podem deixar sequelas irreversíveis, portanto quando ela fica doente, a preocupação vai além de curar a doença que apareceu, se torna bem mais complexa.

Eu sabia que ela ia ficar doente... eu sentia isso, seu comportamento dos dias que antecederam a febre me denunciavam que tinha alguma coisa errada.

Como assim? Como eu senti que ela ia ficar doente?

Bem, eu já falei aqui algumas vezes que um dos atrasos da Sarah foi em relação à fala. Ela não fala muita coisa ainda, sua fala é muito pouco desenvolvida, então não adianta eu perguntar pra ela o que ela está sentindo que essa comunicação não é possível entre nós. Ela também tem déficit de compreensão e não entende frases muito complexas, portanto perguntar: "Filha, onde está doendo?" Ou dizer: "Filha, mostra pra mamãe onde dói." É impossível, ela não entende e não consegue responder.

Daí para tentar entender o que incomoda eu preciso observar. E tentar entender os sinais que o comportamento dela me dá. Vou exemplificar:

Dias antes da febre se manifestar, o sono dela ficou irregular. Ela sempre dormiu fácil e a noite toda sem acordar, então quando ela começou a ficar agitada antes de dormir e a acordar cedo demais e chorando, eu sabia que já era um sinal de que algo estava errado.

Logo após ela se tornou muito irritável, chorona, queria colo o dia todo, nada distraía, desenhos, brinquedos, nada, só chorava, o tempo todo. Sinal dois pra alguma coisa errada.

Depois não queria mais comer, esse é um sinal clássico para qualquer criança, deixou de comer de repente, se prepara que vem doencinha por aí.

Tudo isso somado a um olhar de quem tá pedindo ajuda, me disseram que era só esperar, que logo algo se manifestaria e foi batata, dias depois, a febre começou alta e no PS descobrimos a infecção de garganta.

Toda mãe dedicada, compreende os sinais que os filhos dão, é normal, parece que quando o bebê nasce, junto é instalado um chip na nossa cabeça e a gente passa a ter um sexto sentido natural, uma ligação com o filho que é uma coisa extraordinária de ver.

Com a Sarah é um pouco mais intenso que isso. A nossa comunicação é quase que totalmente através do olhar, pelo fato dela não falar. É incrível como nos comunicamos tão ou quase tão bem através do que os olhos dela dizem. Ela tem um olhar muito expressivo, diz milhões de palavras ao olhar nos meus. É comum às pessoas que tem algum tipo de deficiência, super desenvolver outras habilidades, os deficientes visuais, ouvem muito bem por exemplo, para compensar a falta de visão. No caso da Sarah, ela tem um magnetismo diferenciado no olhar. É possível saber quando ela está feliz, sente dor, está com fome, fralda suja, agitada, somente olhando no fundo dos seus olhos. E ela sente que a gente entende, tem segurança em saber que pode se comunicar conosco da única forma que ela consegue e sabe. É muito interessante observar o grau de comunicação que é possível estabelecer só através dos olhos. Essa é a única maneira de falar com ela, efetivamente.

Falando assim, pode parecer difícil de materializar uma conversa através do olhar, mas acredito que mostrando a foto abaixo, eu consigo mostrar bem melhor, tudo que falei:

Foto por Eduardo Guilhon

Eu sempre fui muito imediatista e voltada somente ao que eu precisava. Mas isso mudou drasticamente depois da Sarah. Foi uma mudança dolorosa em muitos momentos. É uma forma de viver que morre, um jeito de ser que tem que mudar e não é fácil abandonar o que a gente sempre foi. Mas hoje não consigo pensar em outra forma de ser. A sensibilidade que a vida da minha filha me trouxe é algo espetacular, não funciona somente com ela, transformou minha forma de olhar o mundo, as pessoas, suas dores, alegrias, angústias. É tão forte que quando vejo alguém sofrer ao meu lado é como se o sofrimento fosse meu, hoje me coloco muito mais no lugar dos outros, entendo muito mais que algumas situações modificam as pessoas, que muita gente não consegue lidar bem com obstáculos, as coisas são mais realistas pra mim hoje, mas com muito mais nuances, cores e alegrias que antes eu não imaginava que pudessem ser tão mais importantes, como a primeira vez que ela levantou sozinha, a primeira vez que ficou em pé sem apoio, a primeira vez que me chamou de mãe. Nada disso pode ser comprado, nada disso vem numa embalagem com um preço em reais, mas vale muito mais que qualquer bem material com valor estimado.

Conquistar esse desprendimento das coisas materiais dá uma sensação incrível de liberdade...

Bom, era isso que eu queria dizer por hoje, no próximo post quero falar dos recentes ganhos de desenvolvimento da nossa pequena.

Bjus no coração.

2 comentários:

Cláudia disse...

Oi Renata!!!
Esse blog está um encanto, me apaixonei!!!
Realmente, Renata, mães conseguem decifrar muita coisa em seus filhos!!!
Os obstáculos só nos ajudam a crescer e você é um exemplo disso... você é uma outra mulher!!!
Cada conquista da Sarinha é uma alegria para todos nós!!!

Beijinhos
Cláudia

Anônimo disse...

Oi Renata, amamos tudo que escreve..................bjokas Cristina e Silvio Galassi

Marcadores

síndrome de west (24) desenvolvimento (15) diabetes (6) gravidez (6) novidades (6) atualizações (5) desabafo (5) maternidade (5) atraso no desenvolvimento (4) book gestante (4) consulta pediatra (4) contagem regressiva (4) festa de um ano (4) gravidez e diabetes (4) segundo filho (4) Ano Novo (3) Apae (3) Dia das Mães (3) amamentação (3) chá de bebê (3) criança especial (3) fotografia (3) gripe (3) grávida (3) internação (3) mãe (3) sobre a mamãe (3) 21 semanas (2) 24 semanas de gestação (2) 4 anos (2) 4 meses (2) De Deus um anjo (2) Epilepsia (2) Novo layout (2) Obstetra (2) US morfológica (2) atualidades (2) cardiologista (2) controle glicemia (2) crise de epilepsia (2) demissão (2) escolinha (2) evoluções (2) fotolivro (2) grávida diabética (2) hipoglicemia (2) milagres (2) novo projeto (2) outros assuntos (2) primeira US (2) refluxo (2) selinho (2) sorriso (2) sorteio (2) tipos de parto (2) viagem (2) vivendo e aprendendo (2) volta ao trabalho (2) #protestomaterno (1) 1 ano (1) 11 dias (1) 11 meses (1) 12 dias (1) 12 semanas (1) 14 semanas de gestação (1) 17 semanas (1) 18 semanas (1) 19 semanas (1) 2 anos (1) 2 dias (1) 23 semanas (1) 28 semanas (1) 29 semanas de gravidez (1) 3 anos (1) 3 meses (1) 30 semanas gestação (1) 31 semanas de gestação (1) 33 semanas de gestação (1) 34 semanas (1) 35 semanas (1) 4 dias (1) 6 dias (1) 7 dias (1) 9 meses (1) 9 semanas gestação (1) Alta (1) Blogagem Coletiva (1) Constatações (1) Crianças Especiais (1) Deus (1) H1N1 vacina (1) News (1) O positivo (1) Onze meses (1) Relato de parto (1) Sarah (1) Saudades (1) Special Kids (1) Testado pela Mamãe (1) Theo (1) UTI Neo-natal (1) aborto (1) agradecimentos (1) alimentação (1) amor incondicional (1) assentos reservados (1) boas novas (1) caminhando (1) cesárea (1) cinco meses (1) como tudo começou (1) comprimidos hipoglicemiantes (1) concurso (1) convênio (1) crise gelástica (1) cólicas (1) data do parto (1) decisão sobre o parto (1) decoração (1) depressão (1) dia dos pais (1) diabetes tipo I (1) doencinhas infantis (1) dois meses (1) dor ciático (1) dor na perna esquerda (1) ecocardiograma (1) educação (1) entrevista de emprego (1) entrevista istoé (1) espasmos infantis (1) estresse (1) exames de sangue (1) expectativas (1) falando (1) felicidade (1) fraqueza (1) futuro (1) gentileza (1) gravidez em diabéticas (1) hemoglobina glicada (1) icterícia (1) infecção urinária. exame de toque (1) insulina (1) licença maternidade (1) livro da Sarah (1) luto (1) manifestações (1) medicação (1) milagre (1) nervo ciático (1) não é só por 20 centavos (1) papai Diego (1) papinhas (1) parto normal (1) polêmica da mãe vaca (1) pronto socorro (1) protestos em SP (1) protestos no Brasil (1) rapidinhas (1) refletindo (1) rotina (1) segundo trimestre gestação (1) selinhos (1) sensibilidade (1) sentimentos maternos (1) sexto sentido (1) suco (1) terceiro trimestre (1) tipos de diabetes (1) trabalho (1) ultrassom (1) ultrassom obstétrico (1) um ano (1) um mês (1) vacina (1) É amanhã (1)